Lucas Mendes

A arte de transformar

In Design on 19/12/2010 at 21:26

Transformar aquilo que se vê e dar vida a objetos instalados nas zonas urbanas é, no mínimo, uma prática arriscada. Mas, se levarmos em conta que essas intervenções ocorreram pela iniciativa de pessoas com ideias de transformar o ambiente em que viviam num cenário que refletissem seus pensamentos, veremos que a arte de transformar nasceu do desejo de mudança sócio-cultural de várias pessoas em diferentes períodos e lugares. Artistas que transformaram arte em protesto ou descobriram a arte de transformar, de dar vida as coisas. Então, vasculhando a Web a fim de conhecer mais sobre esse movimento, selecionei alguns artistas para mostrar um pouco de suas obras.

O trânsito sobre duas rodas – Peter Gibson.

Este canadense, inconformado com o grande número de veículos nas ruas de Montreal e com a falta de ciclovias resolveu, de forma bem criativa, usar o ambiente urbano da cidade para alertar a população sobre o problema. Com o passar do tempo, as obras do artista passaram a abordar temas de caráter ambiental e social.

O precursor do Graffiti no Brasil – Alex Vallauri.

Nascido na Etiópia e radicado no Brasil, este artista abriu caminhos e foi um dos responsáveis pela valorização do graffiti como arte urbana em nosso país. No dia 27 de março é comemorado o dia nacional do Graffiti. Data que foi escolhida para homenagear Alex. O histórico deste profissional é tão grande que não caberia nesse post. Então, nada melhor do que apreciar suas obras.  “Enfeitar a cidade, transformar o urbano com uma arte viva, popular, da qual as pessoas participem, é a minha intenção”. Alex Vallauri.

Revolução através dos Muros – RAM crew.

Não é só em São Paulo que o Graffiti marca presença e representa uma ideologia de vida. O desejo de transformar o cenário urbano num mural de idéias, sentimentos e protestos, pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar. Em Fortaleza, um grupo de amigos está fazendo uma verdadeira revolução através dos muros. Estou falando do RAM crew, um grupo de grafiteiros que acredita que suas idéias, alegrias e agonias também podem ser transmitidas com traços de spray em meio ao cenário urbano.

O desejo de transformar é uma voz que ecoa no nosso interior capaz de tornar real aquilo que não tratamos somente como desejo. Recicle, reutilize e transforme.

L.M.



 

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: