Lucas Mendes

Os Punks que Revolucionaram o Mundo.

In Cultura Digital on 01/10/2010 at 15:18

O termo cyberpunk aparece para designar um movimento literário no gênero da ficção científica, nos Estados Unidos, unindo altas tecnologias e caos urbano, sendo considerado como uma narrativa tipicamente pós-moderna. O termo passou a ser usado também para designar os “ciber-rebeldes”, o underground da informática, como os hackers, crackers, phreakers, cypherpunks, otakus, zippies. Esses seriam os cyberpunks reais. Assim, o termo cyberpunk é, ao mesmo tempo, emblema de uma corrente da ficção-científica e marca dos personagens do submundo da informática.  Por André Lemos.

Pixador virtual

Toda a rede de informações e relacionamento entre pessoas, que hoje chamamos de Internet, não existiria sem a participação de vários Hakers anônimos, atualmente denominados de Ciberpunks. Eles invadiram sistemas a fim de mostrar a falta de segurança existente, possibilitando que houvesse varias transformações tecnológicas numa época em que a informática era usada unicamente para fins bélicos.

Atualmente, é possível haver uma troca de informações entre pessoas de qualquer lugar do mundo, o que resulta numa expansão cultural neoliberalista. Essa expansão cultural no meio digital só foi possível pela quebra de algumas regras e pela existência de pessoas que em determinado momento de suas vidas decidiram tornar acessível a muitos o que até então se encontrava no controle de poucos. Valeu Ciberpunks!

(Uma reflexão utópica sobre este movimento literário)

Feito por Lucas Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: