Lucas Mendes

Brasil: o Bam Bam Bam da Internet.

In Cultura Digital on 03/11/2010 at 19:10

O brasileiro é um povo hospitaleiro, que muitas vezes gosta de se relacionar com diversas pessoas de diferentes lugares (posso afirmar isso sobre as pessoas do meu estado).
E, a internet, por ser uma rede de pessoas interconectadas, favorece aqueles que têm maior interesse sobre ela de ter acesso livre as suas paginas e seus usuários.
O Brasil possui, atualmente, mais de 70 milhões de usuários de internet, cerca de 40% da população. E, só para saber mais algumas informações sobre o uso da internet no Brasil, aí vai algumas informações retiradas na web:

O Brasil é o país onde as pessoas passam mais tempo navegando na internet (mais de 26 horas por mês) e também o país que mais utiliza redes sociais (87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais). Em agosto deste ano, mais de 36 milhões de usuários de internet maiores de 15 anos visitaram pelo menos uma rede social de casa ou do trabalho no Brasil. Os números colocam o Brasil na décima posição entre os países que mais acessam sites como Orkut, YouTube, MSN, Twitter, Facebook e LinkedIn. Na média, cada usuário gasta mais de 4 horas por mês nesse tipo de site. Fonte: http://www.publicidadenaweb.com/

Um fator que julgo importante para o acesso de vários brasileiros a internet é o baixo (comparado aos outros impostos) IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. O valor parece justificar os planos de inclusão digital do governo e facilitar a aquisição para quem precisa do equipamento. Devido a esse plano de inclusão, muitas Lan Houses foram abertas assim como muitos equipamentos foram vendidos possibilitando uma espécie de democracia digital em nosso país. Com a crescente importação desses produtos, muitos brasileiros acabaram vendo na internet uma fonte de conhecimento inesgotável e gratuita. E, a partir da criação das redes sociais, os usuários puderam se comunicar diante de várias plataformas e, assim como na sociedade, identificar-se com seus nichos, interagindo e gerando conteúdo de interesse comum.

Hoje, os brasileiros não querem mais ser vistos como cidadãos do 3º mundo, passivos a toda informação gerada pelos Mass Media, mas sim como pessoas que fazem parte e contribuem para essa nova rede mundial de relacionamentos, experimentando assim cada nova mídia social, ou rede (como achar melhor), a fim de ser atualizado e estar aquém do que acontece e surge no Mundo. Então, por que os brasileiros gostam tanto de internet?
Por que o brasileiro tem voz e quer que ela ecoe pelos quatro cantos do mundo com um jeito único de gerar conteúdo e malícia nacional.

L.M.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: