Lucas Mendes

Porque as pessoas migram de redes sociais?

In Cultura Digital on 23/11/2010 at 18:14


Cada vez mais novos usuários passam a migrar ou aderir novas redes sociais. É só entrar em sua caixa de e-mail e você vai perceber que vários contatos seus estão abrindo conta em novas redes sociais e, consequentemente, deixando de lado ou dividindo espaço com redes que chegaram por aqui primeiro, esse é o caso do Orkut.

Bom, fiquei curioso e resolvi pesquisar para saber qual o motivo, ou quais os motivos, de tanta gente migrar da sua rede atual para outras novas. Primeiramente, tenho que confessar uma coisa: tudo que é proibido, selecionado e restrito é mais gostoso, certo? Se não, por que o Orkut cresceu espantosamente em pouco mais de 7 meses de idade angariando 1 357 966 membros num período onde só se entrava nessa rede por recomendação de outro sócio? Conseguiu lembrar aquela época? Parece que foi ontem. Mas, foi ontem! Só que hoje o Orkut não é mais novidade, nem exclusividade. Em todo o mundo, a rede social do Google lidera apenas no Brasil. A Índia, ultimo país que o Orkut liderava, passou a adotar o Facebook em sua maioria. Tudo bem que em números o Orkut no Brasil dispara na liderança possuindo mais de 26 milhões de usuários, contra 5,6 milhões do Facebook. Não irei citar o Twitter por que este é uma mídia social e possui funcionalidades diferentes das redes aqui expostas. Com o aparecimento de novas mídias, as classes A e B, que são a liderança intelectual e econômica do país, passam a usufruir primeiro. É nesse ponto que o processo de migração se torna irreversível. O ser humano tem desejo e gosta de tudo que é novo, no entanto, como existe uma separação da sociedade, o preconceito fala mais alto e faz com que exista essa migração para outras redes sociais. Esse fenômeno é conhecido popularmente como “favelização do Orkut”.

Outros fatores pelo qual novas mídias ganham espaço no Brasil pode ser pela falsa ilusão de privacidade (o Facebook tem sérios problemas com a privacidade, mas passa a ilusão de que é mais privado devido ao menor numero de usuários), aplicativos e jogos (possibilitando um maior contato com redes off-line e interação de grupos) e diferenciação (muitas pessoas migram por que querem estar num espaço onde as classes mais baixas ainda não chegaram). Não quero defender nem essa ou aquela rede, apenas estou querendo entender o motivo dessas transformações.

Contudo que foi exposto, acredito que todos esses sites possuem prazo de validade assim como qualquer outro produto (lembrando as aulas de comunicação e marketing). Novas redes sociais vão surgir com novidades, mais aplicações e vão virar “modinha” também. Você já ouviu falar na Diáspora? Ela é uma nova rede social de código aberto que promete competir diretamente com a líder mundial na categoria, o Facebook. Vale lembrar que quem vai dominar esse mercado será o produto que melhor atender os desejos da maioria dos usuários. Entre frases feitas e decoradas, vou terminando por aqui esse artigo. Acho que vou “twittar”, curtir algum link ou criar um post numa comunidade que me identifico. Até mais.

L.M.

  1. Gostei muito do post, diria que não só os sites de mídias sociais, mas todo e qualquer aplicativo que não continue evoluindo será trocado por um melhor. O avanço das mídias sociais dentro das organizações está melhorando a toma de decisões, pois a diretoria consegue ver o que falam da organização, identificam os pontos falhos e tentam melhorá-los. Nestes últimos dias não consegui ser atendido nem pela central de atendimento do bradesco e nem da gol, mas só foi “twittar” que logo mandaram uma DM pedindo meu contato e resolveram o problema.

    • É bem verdade, Mizael. O antigo serviço de atendimento ao consumidor (SAC) foi substituído pela time das redes sociais. Quanto a evolução, concordo que a mesma se adapte aos outros aplicativos. Exemplo: ICQ > MIRC > MSN e amanhã? =D Valeu!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: