Lucas Mendes

Social Media (Mídia Social)

In Cultura Digital, Prosa (textos), Publicidade on 07/02/2011 at 13:21

Social Media, ou Mídia Social, é um termo recente e bastante discutido na Internet. Disso, ninguém duvida. E como a velocidade e atualização de conteúdo na Web seguem num ritmo 2.0, vim aqui trazer algumas informações que explicam o que é, o que faz e onde trabalha o profissional de mídias on-line. Desde já, é preciso ter em mente que não se pode definir e nem criar conceitos para algo que está em constante desenvolvimento.

Segundo estudiosos da área, Social Media é uma atividade que busca gerar o crescimento de uma marca, serviço ou produto utilizando-se das conexões entre pessoas nas redes sociais, possibilitando novas conexões e a livre distribuição de conteúdo nas diversas mídias on-line. O profissional que trabalha nessa área se adapta às novas ferramentas e busca definir uma nova linguagem para esse mercado. Basta lembrarmos das adaptações que ocorreram durante a chegada da televisão quando o Rádio era o principal meio de comunicação.

As redes sociais representam o principal meio de relacionamento entre pessoas com interesse comum, cabendo ao profissional dessa área definir uma linguagem própria a fim de atrair e fidelizar seu público-alvo. Mas onde trabalha o profissional de Mídias on-line dentro da agência? Eu digo que depende da agência, do profissional e, claro, do cliente. O certo é que ainda não existe, em várias agências, um departamento de comunicação voltado para meios digitais. E, quando nos deparamos diante de uma campanha voltada para esse meio, tudo é muito incerto, pois tudo é muito novo.

Lembrei de quando me pediram para desenvolver um planejamento estratégico, focado nas mídias sociais, para um cliente do setor imobiliário. O pedido foi simples; a solução, não. A idéia principal era atrair mais seguidores para o perfil da empresa no Twitter. Daí me veio idéias óbvias como: vamos criar um concurso ou promoção e tudo está resolvido. No entanto, depende muito do anunciante para que determinada ação nas redes sociais seja eficaz para o perfil do consumidor. Por fim, descobri que o melhor a se fazer diante desse pedido era atrair os atuais clientes da empresa gerando conteúdo relevante, monitorando os comentários e desejos do consumidor para que mais à frente, durante uma pesquisa de opinião, nosso público-alvo veja, além do profissional de mídia on-line, vários seguidores satisfeitos, compartilhando suas experiências com a empresa.

Estamos diante de uma rede de relacionamentos onde ninguém começa um sem confiança.

L.M.

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